quinta-feira, 1 de abril de 2010

Broinhas da Páscoa







É tradição nas zonas rurais de Matosinhos fazerem-se nesta época as broinhas doces. São amassadas e cozidas na quinta feira santa.A receita é a seguinte: uma tigela de açúcar, três de farinha, dois ovos, setenta e cinco gramas de manteiga, uma pitada de sal, uma casca de limão, um pau de canela, meia tigela de água, folhas de couve galega.1º Ferve-se a água com a casca do limão e o pau de canela; retira-se do lume e acrescenta-se a manteiga até derreter e a pitada de sal. Num recipiente colocamos o açúcar, a farinha, fazemos um buraquinho e vertemos o líquido,envolvemos muito bem e adiccionamos os ovos inteiros. Formamos uma bola e no centro desenhamos uma cruz dizendo a seguinte oração«Deus te levante ,Deus te acrscente para sempre Amen.Forra-se o tabuleiro com a couve galega, polvilha-se de farinha e por fim forman-se pequenas bolas que se colocam afastadas e polvilha-se de novo.Vai a cozer em forno préviamente aquecido a 175º mais ou menos trinta e cinco minutos.

3 comentários:

  1. Estava eu a pesquisar a receita das broinhas da páscoa quando me deparei com este blog...Olhei para a autora e pareceu-me familiar. Afinal é mesmo a minha professora favotita. ;) Obrigada por tudo

    ResponderEliminar
  2. esta receita e exactamente a usada emcasa dos meua avos e pais.obrigado por a ter recuperado-

    ResponderEliminar
  3. Bom dia alguém me sabe dizer se a farinha é com fermento? Obrigado

    ResponderEliminar